Empreendedorismo

Estou lançando 6 negócios digitais em 6 meses

By 5 de janeiro de 2016 No Comments

Você não aprende enquanto não lançar. -Dan Norris

Nos últimos meses fui bastante inspirado pelas idéias do Pieter Levels que a pouco mais de um ano atrás lançou um desafio pessoal de criar 12 Startups em 12 Meses.

O desafio do Levels mais a leitura dos livros “The $100 Startup” e “The 7 Day Startup” me levaram a adotar um desafio similar. Vou estar lançando 6 negócios digitais nos próximos 6 meses.

Me considero uma pessoa criativa e uma das minhas coisas favoritas no empreendedorismo é justamente a elaboração e desenvolvimento de idéias.

Se estou na internet ou caminhando e escuto alguém falando sobre uma certa dificuldade ou algo que falta no mercado, já começo a elaborar na mente um plano de negócios e monetização para o empreendimento imaginário, loucura eu sei. 😂

Apesar disso, quando a maioria dos meus projetos chegam aos 90% eu começo a super analisar a idéia e acabo desistindo colocando o projeto em “hold”.

Se eu tivesse lançado todos os projetos que já pensei em lançar eu estaria em uma situação muito melhor atualmente, mesmo que alguns tenham provavelmente fracassado.

Como esse desafio vai solucionar meus problemas

Primeiro, como o cronograma é bem curto para trabalhar a idéia, definir a audiência, criar o MVP e lançar no mercado, esse desafio vai ajudar a me manter focado exclusivamente em finalizar meus projetos, sem desculpas.

Segundo, vai me ajudar a criar o hábito de realmente terminar e “colocar no ar” os projetos que eu iniciar tanto agora como futuramente.

Terceiro e talvez o mais importante, combater o medo do fracasso. Esse é um problema que passa pela cabeça de quase todas as pessoas com vontade de empreender, e até mesmo de pessoas que já possuem um negócio. Eu levei bastante tempo para lançar meu primeiro projeto, não porque tinham coisas pendentes, mas por achar que ninguém iria se interessar ou acessar e que seria melhor deixar o projeto na “escuridão” e evitar passar vergonha.

Para de ser louco! O que você vai criar não é uma startup

Atualização: A idéia inicial era criar 6 startups em 6 meses, mas modifiquei para 6 negócios digitais/renda passiva em 6 meses. Vou voltar ao projeto original de 6 startups em 6 meses no final de 2016.

Eu sei que na cabeça de muitos esses projetos não podem ser considerados startups. Talvez não sejam para você, mas eu realmente os considero assim*.

Não acredito que para criar uma startup meu projeto precisa ser como um Uber, Evernote e Dropbox, não precisa de investimentos externos, e também não precisa ganhar milhões ou bilhões da noite pro dia.

AirBnB Obama O's

AirBnb vendia cereais em 2008

Olhe a AirBnb que hoje é uma startup mundialmente famosa e com um modelo de negócios invejável. A empresa começou em 2007, mas sem fundos começaram a vender cereais temáticos na campanha do Obama em 2008, e quase 2 anos depois do lançamento (e muito cereal vendido) que a idéia realmente decolou.

Eu não quero ficar sentado aguardando a grande idéia revolucionária da minha vida chegar. Pode ser que alguns prefiram esperar o “momento perfeito”, mas este não vai ser o meu caso.

Na sua matéria sobre startups o Pieter Levels utilizou uma excelente frase do Eric Ries para explicar sua visão sobre o que é uma startup, confira:

“Startup é uma instituição humana com o objetivo de desenvolver um novo produto ou serviço sob condições de extrema incerteza.” Eric Ries

Meu objetivo é conseguir uma audiência para o meu MVP em apenas um mês, caso eu não consiga eu vou considerar o projeto um fracasso OU modificar a estratégia do projeto para um virar um nicho de renda passiva.

O que espero ao final do desafio

Ao final dos seis meses, além de solucionar meus três problemas citados acima, eu espero adquirir um framework completamente novo para o lançamento dos meus futuros projetos. Na verdade tenho certeza que a maneira como eu lanço meus projetos vai sofrer mudanças drásticas.

Sei que parte dos projetos podem fracassar, não tenho medo de afirmar isso, mas as experiências adquiridas vão me ajudar MUITO como empreendedor.

É bom comemorar o sucesso, mas é mais importante prestar atenção nas lições do fracasso. -Bill Gates

Já fico animado de pensar que a cada mês vou estar melhorando minha maneira de elaborar e desenvolver uma idéia, agilizar meu MVP, etc…

Caso queira acompanhar o desafio, fique ligado que vou estar postando o andamento dos projetos e também as dificuldades (e sucessos) encontradas no caminho.

Daniel Cavalcante

Author Daniel Cavalcante

Digital Entrepreneur | Lifehacker | Slow Traveler | Blogger | Nomadic | 6 Niches in 6 Months | Currently: Baleal, PT

More posts by Daniel Cavalcante

Leave a Reply