Noruega Vik & Oslo

Deslizar

Um dia após o Natal de 2013, eu viajei para Noruega com uns amigos para participar de uma conferência de jovens que ia ser realizada em Vik. O evento teria duração de 5 dias, mas a idéia era de passar apenas 2 – 3 dias no local e depois ir para alguma estação de ski na região.

Infelizmente bastou pisar no país para os nossos planos irem por água a baixo. Já sabíamos que o custo de vida no país era alto, mas não imaginávamos que seria tão alto. Acabou que ficamos na conferência mesmo e no final demos uma passeada rápida na capital do país, Oslo.

Vik
Vik

Vik fica a mais ou menos 2 horas ao norte de Oslo, mas o local exato onde ficamos foi em uma escola no interior de Vik. Como o foco do evento eram os países nórdicos, a grande maioria das pessoas vinham da Noruega, Finlândia, Suécia e Dinamarca, mas também tinham pessoas de outros países da Europa.

A Noruega já possui uma fama de ter paisagens sensacionais por todo o país, e não foi diferente na região onde estávamos. De lagos a montanhas, era tudo muito bonito e muito bem cuidado. Como fomos bem no final do ano a temperatura estava muito baixa (chegou a nevar), e os dias eram mais curtos, algo como o sol aparecendo às 10AM e indo embora às 2 – 3PM.

Após passar os cinco dias do evento comendo comida vegana (😫) e tentando interagir com o pessoal, partimos do local rumo a Oslo, onde faríamos um rápido tour pela cidade antes de voltar para Dublin.

(clique na imagem para visualizar em melhor resolução)

Em Oslo passeamos pelo centro, visitamos alguns pontos turísticos como Oslo Opera House, The Royal Palace, entre outros… Perto do Royal Palace a algumas praças/parques de patinação no gelo abertas para todos, basta alugar os equipamentos no local mesmo.

Andando pela cidade você já sente que aquele lugar tem uma qualidade de vida bem alta, tudo é incrivelmente organizado. O transporte público é de excelente qualidade e com isso se locomover pela cidade se torna uma tarefa bem fácil.

Norway15

O BOM E O RUIM

😁Organização/Honestidade. As cidades são muito organizadas e você nota de cara que o padrão de vida é bem alto. Aqui as coisas funcionam, são pontuais e o que é dito é feito. Teve uma situação onde eu e meus amigos estávamos em Oslo (capital do país) e fomos atravessar uma rua. O sinal estava vermelho para pedestres mas não havia o menor sinal de carro ou “trem” e assim atravessamos. O pessoal ficou olhando pra nós com cara feia e mesmo sem carro algum, esperaram o sinal abrir para os pedestres.

😡Custo de vida muito alto. O custo de vida na Noruega é MUITO alto. Morava em Dublin, que não é das cidades mais baratos, mas se comparada a Oslo, Dublin é uma maravilha de barata. Claro que para quem mora e trabalha no país é tranquilo já que os salários são altos, mas para quem vai visitar só digo uma coisa, prepare a carteira. Pessoas muito frias. No evento já notamos isso, principalmente com os nórdicos. Mas uma coisa surreal aconteceu quando eu e meus amigos entramos em uma loja de presentes para comprar chaveiros/bandeiras da Noruega. Na loja começamos a falar em português quando uma mulher ouviu a conversa, saiu de onde estava e foi até onde estávamos meio emocionada para conversar conosco. Ela era de Portugal e falou que era deprimente morar na cidade, o pessoal mal olhava na cara dela e ela só estava ali porque precisava ajudar os pais que ficaram em Portugal. Deu pena ver ouvir o sofrimento daquela mulher.

Não tive muito tempo para conhecer a cidade, mas do pouco que vi já achei o suficiente. Tinha algumas atrações que eu gostaria de ter visitado, mas nada atraente o suficiente para me fazer voltar outra vez a cidade. Pretendo voltar ao país em um futuro bem próximo, mas dessa vez para conhecer outras cidades.

No geral é um bom lugar para se visitar, principalmente para aqueles ligados a cultura nórdica. E se você quiser saber o que é realmente uma qualidade de vida de primeira, esse é o lugar. Só uma dica, prepare a carteira porque o país é caro. E se possível, leve uma boa câmera porque as paisagens são incríveis.

Voltaria para visitar? Sim, quero voltar mas desta vez para conhecer Bergen (Fjords) e Tromsø (Northern Lights).

She Lies
She Lies, Oslo

Equipamento: Canon 60D
Travel Buddies: Vários

Enviar comentário

Receba uma notificação quando eu escrever um novo post

CONFIRMAR
Prometo não enviar besteiras e propagandas idiotas.
close-link