Empreendedorismo

Porque AGORA é o momento ideal para lançar um negócio digital

By 27 de fevereiro de 2016 2 Comments

Recessão é oportunidade em pele de lobo. – Robin Sharma

Pode me chamar de louco por afirmar isso mas agora é o momento ideal para você lançar de vez seu negócio digital. 

No momento que estou escrevendo este texto o Brasil está passando por uma das piores crises financeiras de sua história. São escândalos de corrupção, taxas de juros abusivas, desemprego subindo e a moeda nacional sofrendo uma grande desvalorização.

Basta entrar em qualquer site de notícias ou nas redes sociais para se deparar com uma enorme quantidade de pessoas reclamando (com razão) da situação atual do país.

Mas olhando por outro lado, essa crise apresenta uma das melhores oportunidades para aqueles que buscam criar uma fonte de renda própria.

Confira algumas razões do porque agora é o momento ideal.

Recessão e crises criam problemas e com isso nascem oportunidades

Uma das coisas mais importantes quando estamos criando um negócio digital é que devemos nos concentrar no problema e não na solução.

“Se eu só tivesse uma hora para resolver um problema, gastava 55 minutos a pensar no problema e 5 minutos a pensar nas soluções.” – Albert Einstein.

Em tempos de crise parece que as pessoas explodem de uma hora para outra, é quase como se tivessem algo guardado dentro delas só esperando de um estímulo para sair.

Pessoas enchem as redes sociais com reclamações e não só sobre a crise, mas sobre questões sociais, sobre o trabalho, segurança e vários outros tópicos que as vezes não possuem nenhuma relação com a crise.

Isso acaba sendo um prato cheio de oportunidades para aqueles dispostos a agir.

Uma das coisas que mais ocupam meu tempo quando vou criar algo é justamente a validação, pesquisa de mercado, descobrir quais são os problemas que eu posso eventualmente solucionar.

Mas em uma crise como essa do Brasil, basta uma ida ao Facebook e você vai encontrar diversos problemas pedindo para serem resolvidos, postagens com centenas de comentários de pessoas reclamando sobre as mesmas coisas. É basicamente um prato cheio de problemas, e o melhor, já validados.

Os gastos para começar são mínimos

Hoje em dia você pode começar um negócio digital do seu quarto por menos de 500 reais, e ainda estou sendo generoso com este valor.

Lembro que não precisei gastar 1 centavo no meu primeiro projeto, utilizei apenas serviços gratuitos para criar um blog, que tempos depois me garantiu um emprego em um país que estava crise (Irlanda) e me trouxe +€5.000 em comissões de vendas.

Tudo bem que as opções gratuitas (sem hospedagem) não são nada profissionais, tive um pouco de sorte na época. Hoje possuir uma hospedagem e um domínio são quase que obrigatórios se você quiser ter sucesso, além de um bom tema caso você não saiba programar. Mas mesmo precisando gastar, esses itens são super acessíveis.

Você consegue comprar um domínio pelo mesmo valor de uma ida ao cinema. Uma hospedagem (mensal) custa o mesmo valor de UMA ida ao McDonald ou Burguer King por mês.

Não há desculpas, já se foi o tempo em que para começar um negócio era preciso gastar milhares de reais.

É mais fácil vender sua idéia

Em tempos de crise a população está desesperada por soluções inovadoras, as pessoas buscam mais maneiras de economizar dinheiro ou de como fugir da crise. Apresente algo que ajude essa pessoas a economizarem nem que seja alguns reais e sua probabilidade de sucesso vai aumentar bastante.

Além disso aumentam as chances da sua idéia virar viral já que são muitas pessoas procurando pela mesma solução, e com isso você pode ganhar um bom hype inicial para o seu projeto.

A competição é mínima

Alguns meses atrás estava procurando parceiros para iniciar um projeto no Brasil. Quase todas as pessoas que conversei me falaram que era loucura criar um projeto agora, que a população não tem dinheiro para gastar, e que era melhor esperar a crise passar.

Esse infelizmente é o pensamento da grande maioria das pessoas em tempos de crise, mas felizmente, para nós empreendedores, significa que se você criar um projeto agora a sua competição vai ser mínima.

Seu negócio vai crescer no ambiente ideal

Quando você constrói um negócio em período de crise econômica, chances são que seu modelo de negócios vai ser elaborado da maneira mais eficiente possível, evitando ao máximo gastos descenessários.

Se você puder manter um projeto digital nessas situações de crise, quando o país se recuperar seu negócio vai ter tudo para decolar e se tornar “à prova de crises”.

OFF: Encontrando sua idéia de projeto

Nas próximas 24 horas anote todos os problemas que você encontrar ou escutar, sejam no seu trajeto ao trabalho/faculdade, na internet, em grupos de conversas, em tudo. Não pense em soluções ainda, apenas anote o que você encontrar no celular ou em um pedaço de papel.

Ao final das 24 horas faça uma análise de todos os problemas encontrados e separe aqueles que você possa se interessar em criar uma solução. Você vai se surpreender com as possibilidades.

Abraços,
Daniel

Daniel Cavalcante

Author Daniel Cavalcante

Digital Entrepreneur | Lifehacker | Slow Traveler | Blogger | Nomadic | 6 Niches in 6 Months | Currently: Baleal, PT

More posts by Daniel Cavalcante

Join the discussion 2 Comments

Leave a Reply